A Equipe de Liderança de Produção (PLT) tem o prazer de anunciar o lançamento da versão 3.4 beta do Joomla! CMS. Esta versão do CMS faz parte das melhorias de estratégias de desenvolvimento e lançamento que a PLT está preparando desde a Conferência Mundial Joomla! 2013, sendo a primeira a seguir essas propostas. As melhorias nas estratégias tem como objetivo permitir o desenvolvimento contínuo dos projetos e permite um calendário de lançamento flexível, com um período de suporte maior para as versões de duração mais longas.

A seguir, as novas implementações da versão 3.4:

Continuação da Implementação de Microdados

A versão 3.2 introduziu a biblioteca JMicrodata, parte de um dos muitos projetos de sucesso apresentados durante GSoC 2013, e a versão 3.3 introduziu elementos de microdados em dois componentes nativos. Para a 3.4 continuamos melhorando a biblioteca JMicrodata para garantir que ela seja flexível e fácil de usar por usuários de todos os níveis e a implementação de elementos de microdados em outros pontos do sistema.

Edição de Módulos pelo FrontEnd

Durante GSoC 2013 um dos nossos projetos focou em permitir que o CMS fosse administrado por meio de sua interface de front-end. Na versão 3.2 tornou-se possível modificar a configuração global e o tema sem a necessidade de acesso ao administrador. Seguindo por esse caminho, a edição de módulos do front-end estará disponível na versão 3.4.

Integração do Composer

Na versão 3.3, introduziu-se o código do Joomla! Framework no CMS, no entanto, o método em que está instalado no sistema de arquivos não está alinhado com a forma como o Composer instala código. Para a versão 3.4 integramos o Composer no CMS para o gerenciamento de dependências externas, como o Joomla! Framework e PHPMailer.

Exclusão do Componente Weblinks da instalação nativa

No momento o CMS Joomla! é um pacote fechado em que tudo deve ser instalado e mantido. Removendo extensões nativas opcionais, tais como modelos ou componentes não utilizados, infelizmente faz com que as atualizações não funcionem corretamente. Na versão 3.4, o PLT começou a trabalhar na criação de uma distribuição mais leve do sistema e estabeleceu um conceito para fornecer extensões opcionais fora da distribuição principal, removendo o com_weblinks da instalação nativa do sistema. Estas extensões serão mantidas no GitHub, como já acontece com o código do Joomla!, e serão listadas em uma categoria específica no JED, ficando disponíveis pelo Instalador via Web.

Quando a versão estável será lançada?

O calendário previsto até o momento é:

  • 27 de janeiro (beta 1)
  • 3 de fevereiro (beta 2)
  • 10 de fevereiro (RC)
  • 17 de fevereiro (estável)

Os pacotes estão disponíveis em https://github.com/joomla/joomla-cms/releases/tag/3.4.0-beta1

As datas podem estar sujeitos a alterações, dependendo da disponibilidade de voluntários e de circunstâncias além do nosso controle.

e-max.it: your social media marketing partner